Buscar
  • Equipe CCJB

Mamografia: qual idade ideal para realizar o exame?



A mamografia de diagnóstico pode ser solicitada em qualquer idade se houver sintomas que a justifiquem, ela é uma radiografia feita a partir da compressão das mamas para visualizar a presença de alterações suspeitas.


Já o exame em mulheres assintomáticas, chamado de mamografia de rastreamento, é recomendado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. De acordo com a orientação mais recente do Inca, nessa faixa etária os exames devem ser repetidos a cada dois anos, mesmo sem sintomas.


A eficácia do rastreamento em mulheres entre 40 e 49 anos é limitada por vários fatores, entre eles: menor incidência da doença, menor sensibilidade em mamas mais densas e maior proporção de resultados de falso-positivo.


O exame clínico e a mamografia identificam alterações suspeitas, mas a confirmação sobre o câncer deve ser feita em laboratório, por meio de uma biópsia.


No mês de outubro o CCJB está com pacotes especiais para serviços de diagnóstico, consultas e exames. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo